"Uma vista de tirar o fôlego de qualquer um"

Sentada num banquinho, numa praça de Londres. Ao meu lado o ‘The eye of London’ e o Big Ben, à minha frente o palácio de Buckingham. Uma vista de tirar o fôlego de qualquer um. Em minhas mãos, Jane Austen. Para ser mais precisa, ‘orgulho e preconceito’.

A fila para a roda gigante é imensa, de dobrar o quarteirão, mas a atração para mim é outra: logo atrás do meu banco, um rádio toca Hip Hop e alguns meninos fazem performances de street dance por pura diversão ao lado de crianças, casais, famílias e solitários que, sentados na grama super verde e bem cortada, aproveitam o pouco do sol que resolveu dar as caras. Os britânicos dão um extremo valor ao sol, coisa que eu, brasileira e adoradora do frio que sou, demoraria muito para entender.

"...num banquinho, numa praça de Londres"

Estou numa area VIP, no coração da cidade e não precisei gastar nem uma libra. Daqui observo tudo,  barraca de sorvetes, brincadeiras no gramado, gente de todo lugar. Não estou mais na Londres dos turistas, estou na Londres dos ingleses. 

"Não estou mais na Londres dos turistas, estou na Londres dos ingleses"

Para mim, viajar é isso: conhecer a essência do local. E fica aqui a minha dica de viagem:  não digo para deixar de lado os pontos turísticos, pois esses são essenciais. Porém, sempre sobra um tempinho para deixar o guia de lado, esquecer das horas, não fazer nenhuma programação e parar em algum cantinho diferente, desconhecido, que ninguém recomendou. Vai por mim, pode valer a pena!

