Especial ‘Diário de bordo’
"Seguindo o estilo irlandês, esses bares estão espalhados pela cidade toda"

Por Ana Carolina Pereira

A Europa é famosa pela rica e deliciosa culinária. Quem nunca associou uma boa macarronada à nona italiana ou não quis provar uma autêntica paella espanhola ou um chucrute alemão?

Pois bem, exceção na turma dos poderosos da cozinha, a Inglaterra tem como prato típico o ‘fish and chips’, algo como peixe empanado servido com batatas fritas. Ser ruim ou bom vai do paladar de cada um e da sorte. Digo sorte pois pode-se encontrar o peixe frito pingando óleo, gorduroso e intragável ou sequinho, branquinho por dentro e crocante por fora. Pura sorte ou boa indicação.

Já sabido que delícias gastronômicas não são bem o ponto forte, os ingleses investiram mesmo em ter como famosos os Pubs. Seguindo o estilo irlandês, esses bares estão espalhados pela cidade toda. Diferente do que imaginava, seus interiores não são tão agradáveis, tampouco charmosos e acolhedores. Alguns chegam a cheirar a mofo.

Coincidência ou não, a diversão fica é na rua. Mulheres de saias, saltos e taiers, homens de terno e gravata, todos recém saídos de seus trabalhos e aproveitando o happy hour na porta. É isso mesmo, o comum é pegar a bebida (em sua maioria cerveja) e ficar do lado de fora do Pub bebendo e conversando.

Vale salientar que agora, no verão, o sol nasce às 7 horas da manhã e se põe apenas às 9 horas da noite. Portante, com o dia ainda claro, é assim que o inglês aproveita seu final de tarde: tomando uma cervejinha na porta do bar, comendo ‘fish and chips’ e, não raramente, tomando um pouco de chuva.

Anúncios