Não sei se eu já te contei isso, pai, mas eu falo de você para todo mundo.

Minhas antigas chefes, se pudessem, teriam te contratado. Para elas, a minha capacidade de trabalho sob pressão e qualidade nos textos era reflexo direto do exemplo que você é para mim.

Talvez elas tivessem razão. Você sempre foi meu parâmetro. Minha melhor e pior crítica. Se você achasse que tava bom, nem me importaria ser demitida. Você é minha maior fonte de aprovação e satisfação profissional.

Você é famoso lá no México, pai. O Ernesto contava suas histórias para todo mundo. O fato de você ter levado os vovôs para conhecerem a Europa foi tema de milhares de encontros, jantares e cafés.

Você é o herói de muito mexicano que tenta ser empresário, ter negócio próprio e sobreviver a isso. Meus amigos todos te enviaram ‘saludos’. Sem nem te conhecer, eles já te idolatram.

É incrível como você é mesmo assim.

E eu adoro ser parecida a você. Foi de você, certamente, que herdei o gosto por livros, por séries policiais, por filmes clássicos e músicas variadas.

Talvez eu tenha até talento para vendas, quem sabe.

Sabe que quando eu era mais nova, às vezes questionava a mamãe. Não entendia porque depois de tanto tempo de reclamações sobre suas madrugadas boêmias e seu vício pelo trabalho ela ainda estava com você.

Hoje é muito claro que suas qualidades ultrapassam e muito os seus defeitos e entendo que ela não conseguiria era ficar longe de suas piadas repetidas, suas reformas em cima da hora, suas teorias, anedotas e experiências.

Eu não conseguiria ficar longe de suas aulas de matemática, palestras sobre atualidades e explicações sobre a vida.

Às vezes, os momentos conturbados servem para gente pensar nesse tipo de coisa, sabia?

Eu tenho certeza que se você parar para pensar na sua vida até hoje, vai dar valor para coisas que nem imaginava. E pode crer que, pode ser, seja só isso que você precisa para, depois, viver bem melhor.

A gente vai fazer algumas mudanças de vida, pai, pode crer. Mas, mais uma vez, a gente tem a prova de que somos mesmo uma família perfeita. Eu sei que nenhum de nós nunca estará sozinho. Não importa o quê.

E, por enquanto, isso já basta.

Te amo.

Beijos,

Filhinha.

